Hotelier's Project Oversight

Planning

Construction Auditorship

Pre-opening Supervisor

Home Quem Somos Portfólio Clientes Artigos Webmail

Ciclos

 

Coordenação

 

Auditoria

 

 

Gestão do Conhecimento

A Gestão do Conhecimento esta ligada à capacidade em utilizar e combinar as varias fontes e tipos de conhecimento para desenvolver competências especificas e capacidade inovadora, que se traduzem, permanentemente, em novos produtos, processos, sistemas gerenciais e liderança de mercado.

Atualmente, as empresas estão vivendo em um ambiente de continua mudança, pressionadas para obter resultados em períodos de tempo cada vez menores e trabalhando com problemas de complexidade crescente.

Este cenário implica a alocação de competências humanas variadas que, em geral, não se encontram disponíveis em uma única organização, o que implica a necessidade de ampliar a cooperação entre organizações e integrar estas competências com o desafio de manter-se atualizadas.

Se a inovação ficar restrita a soluções apresentadas durante o desenvolvimento dos projetos, em geral pelos projetistas e consultores, acaba limitando o potencial do grupo.

 

A atividade consultiva de Auditoria Técnica funciona como um setor articulador, com a função de fazer o julgamento, seleção e a triagem de todas as informações, no intuito de realizar a atualização periódica de tecnologia.

A retroalimentação das informações consultivas dar-se-ia a partir da dinâmica consultiva em distintos sites, obtendo-se informações pelos profissionais responsáveis ao longo das varias fases do processo de produção de cada empreendimento, desde a fase de projeto ate a fase de assistência técnica.

 

Auditoria Técnica

Para um melhor entendimento da gestão do conhecimento:

Há dois tipos básicos de conhecimento que podem ser aplicados pelo ser humano:

Explícito
Tácito (Implícito)

 

Conhecimento explicito

é formal e sistemático, por este motivo pode ser facilmente comunicado e compartilhado, seja em instruções de trabalho, seja nas especificações de produto etc.

 

Conhecimento Tácito (implícito)

é o mais difícil de ser colocado em palavras e só se aprende com a com a vivência, com a experiência adquirida com a prática, portanto só se demonstra  ao se usar.  

O conhecimento implícito é aquele que não pode ser expresso com tanta facilidade e pode ser considerado como o ponto de partida para a inovação, sendo altamente pessoal, difícil de formalizar e, portanto, difícil de comunicar para outros.

 

Nos dois casos a documentação é necessária para obter as informações corretas, na hora certa. E ela que auxilia na tomada de decisões.

luciano@dellabetta.com.br   -   T. 11 7893-9899   -   T. 11 9.5652-2200   -   ID 14*1010477

PMI®, PMP®, PMBOK® são marcas registradas do Project Management Institute, Inc.